Quarta-feira – 18h30
Operadoras de Londres e Paris participam da licitação de operação do Metrô de Buenos Aires. Ao todo, três consórcios apresentaram proposta de operação:
A francesa RATP Dev Argentina SA, a Keolis SA/Helport SA, que inclui a inglesa Transport for London, além da Metrovías SA/Benito Roggio Transporte SA, que atualmente detém a concessão. O vencedor deverá ser conhecido até novembro.
A informação foi publicada pela SBASE (agência estadual que administra o metrô) após a abertura dos envelopes da concessão que poderá ser assinada no ano que vem.
O serviço é tocado pela iniciativa privada desde 1994, e o serviço concedido incluiu a possibilidade de aumento de tarifas por motivos de melhora de serviço ou por motivos inflacionários. Em 1999 a concessão foi estendida até o dia 31 de dezembro de 2017.
O metrô de Buenos Aires transporta uma média de 1,7 milhões de usuários por dia, em 55,6 km de extensão, divididos em seis linhas. Um pouco mais de 22 km em 3 novos ramais estão sendo projetados. A primeira linhas foi inaugurada em 1913.