Boatos sobre estupros no Metrô circula nas redes sociais

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Mensagens sobre supostos estupros no Metrô de São Paulo têm circulado nas redes sociais. Em uma delas, uma usuária relata ao menos 3 ocorrências. Porém a companhia nega a existência dos casos. Segundo nota do Metrô enviada ao Portal Via Trolebus, um dos supostos crimes ocorreu fora da estação, e os demais, não foram registrados pela companhia.

WhatsApp-Image-2018-08-22-at-13.52

“Na manhã do sábado (18) uma jovem pediu auxílio aos funcionários da estação Vila Mariana alegando ter sido vítima de crime sexual (fora da estação). Depois de atendida, a jovem recusou encaminhamento hospitalar e foi levada até a casa dos pais pelos funcionários do Metrô. Sobre as outras ocorrências citadas, não há registros”, diz nota da empresa.

A boataria vem em um momento em que o número de crimes sexuais no metrô e trens de São Paulo cresceram 67% em 4 anos, de acordo com reportagem da Folha de São Paulo. Recentemente, a companhia, junto com outras operadoras e autarquias do estado e prefeitura, além do Tribunal de Justiça de SP, lançaram a campanha “Juntos podemos parar o abuso sexual nos transportes”, visando promover uma mudança cultural que fomente as vítimas de abuso sexual nos transportes e/ou pessoas que presenciam algum episódio de violência a denunciarem os abusadores, e assim, inibir a prática desses tipo dentro ou fora do transporte coletivo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus