São Paulo – 00h03
É possível viajar de trem entre belas paisagens na América do Sul: estamos falando do Tren a las Nubes, ferrovia que opera para turistas em terras de nossos “hermanos” argentinos
O trajeto cruza pontes e viadutos a mais de 4,2 mil metros acima do nível do mar, sobre a imponente Cordilheira dos Andes. A empresa responsável pelo serviço mantem dois serviços:
O primeiro, que inclui trajetos de ônibus e trem, tem saída da cidade de Salta, cruzando Campo Quijano, Gobernador Solá e El Alfarcito, onde os aventureiros são recebidos com um café da manhã rural. Depois a viagem segue até San Antonio de los Cobres, onde é feito o embarque no trem, até o clássico Viaducto la Polvorilla. Esse último trajeto tem duração de uma hora.
Uma outra opção é disponibilizada apenas de trem, entre Estación de Trenes de San Antonio de los Cobres até o Viaducto la Polvorilla, a 4.200 metros sobre o nível do mar.
Historia
A ferrovia foi idealizada para conectar Salta e o Chile, através da cordilheira dos Andes, com o objetivo de transportar minerais da chilena Antofagasta. A obra começou a ser construída em 1921, mas só seria concluída em 1948, unindo as vias chilenas e argentinas, em Socompa.