Trens Regionais

Governo de SP define trecho prioritário de trem regional

São Paulo – 19h34

O Governo Estadual “refina” estudos para a primeira linha de trem intercidades e definiu trechos prioritários. A informação foi publicada no blog “Sobre Trilhos“, do jornal Folha de São Paulo. De acordo com a publicação, a primeira ligação sobre trilhos entre a capital e o interior será a rota São Paulo-America, com 135 quilômetro, 9 paradas, e capacidade para transportar 60 mil passageiros diariamente.

A malha completa prevê novas ferrovias de passageiros entre as cidades de Santos, Sorocaba, Campinas e São José dos Campos, com hub na capital paulista. Outra informação relevante é que os trens de passageiros poderão compartilhar os trilhos com os serviços cargueiros: uma forma de baratear o projeto, que vem sendo discutido pelo menos desde a década passada.

Mas a decisão de tocar as novas linhas intercidades deverá ficar a cargo do próximo governador, este que também deverá negociar com o governo federal o compartilhamento dos trens de passageiros, com os cargueiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus