​​​​CPTM entrega mais dois novos trens para a Linha 11-Coral Expresso Leste

Nesta sexta-feira, 29/06, mais dois novos trens começaram a operar na Linha 11-Coral Expresso Leste (Luz-Guaianases). Com essa entrega, já são 44 composições novas entregues do lote de 65 composições encomendadas. Os trens que entraram em operação hoje são da série 8.500, fabricados pela CAF.
Com isso, a CPTM dá continuidade ao processo de padronização da frota de todas as linhas, readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional. O objetivo é oferecer trens modernos e com ar condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários. A previsão é que outras 21 unidades entrem em operação gradativamente neste ano.
Os trens possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
Ao longo dos próximos meses, os demais trens serão entregues e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

 

Fonte: Assessoria CPTM


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

7 Comentários deste post

  1. Ricardo, bom dia, quando a linha 12 vai receber esses novos trens?
    Parabéns pelo trabalho.

    Alex Braga /
  2. “Nós queremos, até o final deste ano (2017), completar a entrega dos 65 trens que adquirimos em 2013”, disse o secretário (Clodoaldo Pelissioni). Link>>> https://viatrolebus.com.br/2017/06/cptm-entrega-2-novos-trens-para-linha-7

    Quem ainda se lembra disso?

    Só espero que esse cumpram esse prazo duplicado (disseram que os trens seriam entregues até o final de 2017, agora até o final de 2018)

    O.Juliano /
  3. Parabéns, CPTM.
    Trocar todos os trens da década de 50 de todas as linhas, por trens mais modernos e com ar condicionado, não é uma tarefa fácil e barata.
    Sem contar que hoje há muitos trens a mais do que no final da década de 80, quando a companhia foi criada.
    A gente sabe que o governo não investe o quanto deveria investir, mas ainda sim a empresa é motivo de elogios.
    O pior cego é o que finge que não vê.

  4. Ahhh mano, eu também queria que eles cumprissem a palavra. Mas, o que temos é isso aí MELHOR DO QUE NADA !

    Grape /
  5. Não tem alarde nem brigas, e o minimo que tem que fazer, ate porque a entrega ta bem atrasada.

  6. Mais um grande passo, é São Paulo entrando nos trilhos. Parabéns ao povo da Zona Leste.

    Felix /

Deixe uma resposta