CPTM

CPTM abre concurso para contratação de 73 maquinistas

​A CPTM abre concurso público para contratação de 73 Operadores de Circulação (maquinista) a partir desta quarta-feira, dia 11/4. Para participar do concurso, os candidatos deverão ter no mínimo 18 anos, ter o Ensino Médio completo e possuir certificado do curso de Eletricidade Básica, com carga horária mínima de 40 horas, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

O salário inicial da função de maquinista é de R$ 3.313,68 para uma jornada de oito horas diárias. Dentre as funções do cargo, estão a operação de trens e/ou locomotivas, comunicando-se com os usuários, CCO (Centro de Controle Operacional) e demais áreas, atuação para equipagem dos trens e/ou locomotivas, bem como agir conforme os procedimentos de operação vigentes. O edital completo com mais informações sobre o processo está disponível no site rboconcursos.com.br​As inscrições podem ser realizadas pelo mesmo site até o dia 23/04/18. Após preencher o formulário de inscrição, a pessoa deverá imprimir o boleto e realizar o pagamento da taxa de R$15,70 em qualquer agência bancária. ​

Processo Seletivo
O processo será dividido em três etapas. A primeira contempla Prova de Conhecimentos Teóricos e será realizada no dia 13/05/18 e será classificatória e eliminatória. A prova será composta por 50 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e 20 de Conhecimentos Específicos (eletricidade básica). Cada questão valerá dois pontos. A prova terá duração de três horas e o gabarito preliminar será divulgado no dia 14/05/18 no site da RBO (Serviços Públicos e Projetos Municipais).
Serão convocados para a etapa seguinte – Avaliação de Perfil Profissional – os candidatos classificados que obtiverem 50% de acertos na soma da pontuação geral e 50% de acertos em cada disciplina. Tanto esta etapa intermediária, como a última do certame – que é a Avaliação Médica – tem caráter eliminatório.

 

Fonte: Assessoria CPTM

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus