Está previsto para o segundo semestre deste ano o funcionamento de uma nova linha de trem turístico que cortará as cidades de Sapucaia, no Rio, e os mineiros de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Chiador e Além Paraíba. Da janela do trem, os turistas poderão ver o lago de Furnas, além de rios, morros e fazendas.
Os passeios serão realizados às sextas, sábados, domingos e feriados. Os preços e horários ainda não foram definidos, mas as partidas vão acontecer pela manhã.
Serão duas locomotivas —no total, 15 vagões com capacidade para 860 passageiros. Uma sairá de Três Rios, e a outra, de Cataguases. Em Além Paraíba, elas se encontrarão.
Lá, o turista terá a opção de voltar à cidade de origem no mesmo trem ou fazer uma troca para completar percurso, com seis horas de viagem.
“É uma ferrovia que não tem mais viabilidade para o transporte de carga, mas tem um potencial grande para o turismo”, diz Paulo Henrique do Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem, responsável pelo projeto.
Em 11 de abril, o trem reformado será exibido pela primeira vez em Sapucaia em um evento para o lançamento do mapa turístico da cidade. Entre os pontos destacados está a estação, inaugurada em 1871.“O trem foi fundamental para a economia local”, diz Plínio Alvim, pesquisador da história da zona da mata mineira e morador de Além Paraíba.
Fonte: Folha de São Paulo