Metrô SP

Linha 4-Amarela transporta 1,6 milhão de passageiros no Carnaval

A ViaQuatro, concessionária operadora da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, transportou mais de 1,6 milhão de pessoas no período de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Para atender essa demanda expressiva, foi colocada em prática uma estratégia especial que reuniu uma equipe reforçada e focada na operação dos trens, no atendimento aos passageiros, na segurança e na limpeza.

Nesse período, a linha foi utilizada por 1.645.969 passageiros. O dia mais movimentado foi sábado (dia 10), com 589 mil passageiros. Em um dia útil, a ViaQuatro transporta em média 700 mil passageiros. As estações mais movimentadas foram Fradique Coutinho, Faria Lima e Pinheiros.

No domingo (14), foram transportadas 332 mil pessoas, enquanto segunda-feira (15) foi o segundo dia de maior movimentação, com 420 mil usuários. Na terça-feira, as estações atenderam a mais de 303 mil passageiros.

Para que os usuários utilizassem a linha com conforto e segurança, o Centro de Controle de Operações (CCO) realizou o aumento no número de viagens, que previa a inserção de mais trens na linha se necessário. Nos quatro dias de Carnaval, aconteceram 2.842 viagens, 905 delas somente no sábado. Os outros dias tiveram uma média de 645 viagens realizadas. Quanto à quantidade de trens em operação, no sábado circularam até 16 composições, enquanto nos demais dias foram necessários entre 11 e 12 trens.

Para atender o aumento da demanda, a ViaQuatro preparou uma estratégia que incluiu controle de fluxo de passageiros por acessos alternados para o embarque e desembarque, criação de bolsões e abertura parcial das portas das estações. O planejamento garantiu a segurança de todos, contribuindo para que a entrada do público fosse realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.

Fonte: Assessoria ViaQuatro

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus