A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) informa que, em função do anúncio de paralisação dos metroviários, nesta quinta-feira (18), serão adotadas medidas para garantir o direto à mobilidade urbana na cidade de São Paulo.
Para que a população consiga se deslocar, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai liberar o Rodízio apenas para os veículos de passeio. As demais restrições – Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), além do rodízio de placas de caminhões – serão mantidos. O serviço de Zona Azul também será liberado aos usuários.
Para as pessoas que realizam distâncias curtas, a recomendação da SMT é a utilização de bicicletas ou que façam seus trajetos a pé. Além disso, é importante planejar o caminho e conversar com colegas de trabalho e vizinhos para organizar caronas solidárias.
A SPTrans informa que irá implantar operação especial, estendendo itinerários de linhas de forma a permitir que a população tenha acesso à região central e aos principais polos de interesse da cidade, além de manter a frota total na rua durante todo o dia.
A extensão do plano operacional depende do número de linhas afetadas pela paralisação e pode ser alterada ao longo do dia, de acordo com a necessidade.
A paralisação está programada para começar à 0h desta quinta-feira (18).
Fonte: SPTrans