CPTM recebe 31º e 32º novos trens nesta quarta, 24

Nesta quarta-feira, 24/01, a CPTM recebeu mais dois trens novos do lote de 65, completando 32 unidades em operação. A partir das 10h, uma composição da série 9.500, da Hyundai, começou a operar na Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí), e a outra, da série 8.500, da CAF Brasil, no serviço Expresso Leste (Luz-Guaianases) da Linha 11-Coral.

Com mais essa entrega, a CPTM dá continuidade ao processo de padronização da frota de todas as linhas, readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional. O objetivo é oferecer trens modernos e com ar condicionado, proporcionando mais conforto aos usuários. A previsão é que as 33 unidades restantes entrem em operação até o final de 2018.

A Linha 7-Rubi é a maior da CPTM, com 60,5 quilômetros de extensão, terá agora 19 novos trens. Em média, são transportados 425 mil usuários por dia útil. Com cerca de 700 mil passageiros transportados/dia útil, a Linha 11-Coral é a mais movimentada do sistema. O trecho com maior movimento é o do serviço Expresso Leste, com 24,2 km. O serviço opera de Luz a Guaianases, transportando em média 500 mil usuários/dia útil e terá agora 13 novos trens. De Guaianases a Estudantes, são 26,6 km, e cerca de 200 mil passageiros transportados/dia útil.

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

 

Fonte: CPTM

 


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

21 Comentários deste post

  1. Achei interessante o título da notícia, Caio, obrigado. Pois já nos informa qual número de trem novo é sem ter que ir nos posts anteriores pra fazer a conta. Se puder manter esse padrão seria ótimo!

    O.Juliano /
  2. Tô sentindo falta do Grape …. volta Grape volta ….
    Quando tem post mostrando SP entrando nos trilhos ele desaparece … kkkkk

    Jurandir /
  3. Mais um bom presente de Aniversário para a Cidade de São Paulo. Quem planta colhe.

    Felix /
  4. próxima terça-feira na estação Paraiso, as 10:00h, ultima viajem do trem frota A do Metrô. (A35), que após será retirado e enviado para reforma.

    • Uma pena, poderiam manter pelo menos um trem deste rodando, fazendo eventuais manutenções na parte mecânica, ele não é apenas um marco na historia de SP mas sim um marco na história dos transportes no Brasil.

  5. Agora eu queria saber porque a frota de trens da linha 12 Safira não foi totalmente renovada e ainda colocaram trens antigos para rodar na linha 12,além disso está muito devagar a extensão da linha 12 até Suzano.

    Edson /
  6. O Governo chamar esses trens de “136° novo trem” é palhaçada

    Lucas /
  7. Essa da Hyundai e igual a parte interna dos da CAF da linha 11?

  8. Como Vão Ficar a CPTM Com a Extensão Para Litoral e Interior
    Linha 7 – Rubi (São Mateus/Campinas)
    Linha 8 – Diamante (São Mateus/Sorocaba)
    Linha 9 – Esmeralda (Brasilândia/Santos)
    Linha 12 – Safira (Tremembé/São José dos Campos)

  9. Como Vão Ficar as Linhas da CPTM Para Litoral e Interior:
    7 – Rubi (São Mateus/Campinas)
    8 – Diamante (São Mateus/Sorocaba)
    10 – Turquesa (Brasilândia/Santos)
    12 – Safira (Tremembé/São José dos Campos)

  10. Essa Hyandai e tão atrasada. Que era pra inaugurar 2 trens por mês já a CAF se entregar um trem por mês, até Novembro todo o restante será entregue.
    Isso se a linha 7 tivesse 20 trens novos a partir de agora tiraria os 10 trens. Da Serie 8500 pra linha 11ª Coral.
    Ano passado não sei a numeração e colocou na linha 11ª coral. Ai a linha esse ano ficaria com 35 trens comprados .
    Mas o jeito que esta essa linha somente em 2019 mesmo.

    Leandro /

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