Neste sábado, 21, será inaugurada a última estação da linha 2 do VLT Carioca: Central. Esta estação será estratégica devido a alta demanda.
Localizada ao lado da estação Central do Brasil e do Terminal Américo Fontenelle, por onde passam 54 linhas de ônibus intermunicipais, a estação deve ser responsável pelo aumento no número de usuários do sistema. A previsão é que cerca de 20 mil novos passageiros embarquem por dia no local, elevando em 40% o movimento das Linhas 1 e 2, que hoje transportam, juntas, entre 45 mil e 50 mil pessoas por dia.
Agora ficará pendente a linha 3 do VLT, que ligará a estação Central ao Aeroporto Santos Dumont por um trajeto alternativo. As obras devem começar em março de 2018. Com 8,1 quilômetros, e dez estações, o projeto prevê a abertura de três novas estações ao longo da Rua Visconde de Inhaúma e é considerado uma obra complexa porque exigirá uma série de mudanças no trânsito do Centro do Rio durante as intervenções. As outras sete estações ficarão em percursos coincidentes com as Linhas 1 e 2.
Estarão em operação a partir deste sábado nove trens na Linha 1 e outros nove na Linha 2.