A SPTrans realiza, nesta terça-feira, dia 31, uma ação de humanização no atendimento aos idosos no transporte coletivo.
A proposta é promover a empatia. Os motoristas de coletivos vão usar uma vestimenta especial com peso nas pernas, braços e costas, além de óculos e fones de ouvidos, que simula as limitações de um idoso de 85 anos de idade. O objetivo é fazer com que enxerguem esse público sob uma nova perspectiva.
A ação é semelhante à realizada com ciclistas durante o Maio Amarelo, na qual os motoristas de coletivos subiram em bicicletas enquanto ciclistas ficaram dentro de um ônibus superarticulado guiado por um instrutor.
A atividade, em parceria com a Coordenação de Políticas para Idosos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, ocorrerá das 8h às 12h, no Polo Cultural da Terceira Idade, no Cambuci, e deverá contar com a participação de mais de 50 motoristas de empresas de ônibus que operam na da cidade de São Paulo.
Os profissionais também ouvirão depoimentos de usuários idosos sobre suas experiências no deslocamento de ônibus e assistirão às apresentações “Envelhecer em São Paulo” e “Perfil de atendimento do transporte público”.
A iniciativa faz parte da ação “Motorista Amigo do Idoso”, inserido no programa Viagem Segura, da SPTrans, que promove atividades para eficiência no atendimento e na segurança dos usuários de ônibus na cidade de São Paulo.
Data: 31/10
Horário: das 8h às 12h
Local: Polo Cultural do Idoso – Rua Teixeira Mendes, 262 – Cambuci
PROGRAMAÇÃO:
08h00 – Recepção
- Os motoristas serão convidados a vestirem a roupa simulação.
08h30 – Abertura com as autoridades presentes
09h00 – Apresentações: Envelhecer em São Paulo e Perfil de atendimento do transporte público
09h30 – Apresentação do conceito da roupa de simulação e relato da experiência do uso da roupa pelos motoristas
10h10 – Intervalo
10h30 – Depoimentos dos Idosos
11h30 – Manifestação de compromisso para melhorar a qualidade do atendimento
12h00 – Encerramento