O presidente da CPTM, Paulo Magalhães Gonçalves, esteve o encontro de negócios entre operadores e a cadeia de fornecedores de equipamentos e serviços, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a NT Expo e comentou que a linha 7 Rubi pode ser privatizada, bem como já está em andamento estudos para as linhas 8 – diamante e 9 – esmeralda.
“Este é um projeto que ainda está sendo estudado, mas a ideia é atrair mais investimentos para o trajeto. Queremos aumentar a capacidade deste trecho, que atualmente conta com duas linhas, e construir mais quatro: duas para trens de passageiros e duas para trens de cargas”, afirmou.
Para Gonçalves, houve avanços nas negociações dessas privatizações. “Em breve teremos novidades, como as datas para os próximos passos dessas concessões. A Linha 9, por exemplo, deve ganhar duas novas estações”. De acordo com informações divulgadas no Diário Oficial da União, em maio deste ano, já há cinco empresas aprovadas para participarem do processo de aprofundamento de estudos para uma Parceria Público-Privada (PPP): CCR, Odebrecht Mobilidade, Grupo Metropolitano 89, Logit Engenharia Consultiva e CAF.
O presidente da CPTM também afirmou no evento que a linha 13 – Jade será entregue em março de 2018.