A São Paulo Transporte (SPTrans) implantou novo controle de acesso nos bicicletários dos terminais de ônibus Amaral Gurgel, Campo Limpo e Cidade Tiradentes. A medida visa aumentar o controle e a segurança para quem guarda suas bicicletas enquanto utiliza o transporte público. A ação irá melhorar esse atendimento em todos os bicicletários instalados em terminais de ônibus da cidade de São Paulo.
Para deixar o veículo no local, agora é necessário fazer um cadastro, informando nome completo, telefone, endereço e e-mail, apresentar um documento com foto e levar cadeado próprio. As bikes serão alocadas e retiradas apenas pelo controlador de acesso, sendo que terceiros não terão acesso ao local, aumentando a segurança. Quando chegar, o ciclista receberá dois cartões de identificação: um que ele leva e outro que fica com a bicicleta pelo tempo em que estiver no terminal. Na hora da retirada, basta apresentar seu cartão e um documento com foto.
Por enquanto, a medida já está sendo adotada em três terminais: Amaral Gurgel, com capacidade para 41 bicicletas; Tiradentes, com capacidade para 148; e Campo Limpo, onde cabem 64 bikes. Mas a ideia é implantar o modelo em todos os 28 terminais e nas 7 estações do Expresso Tiradentes. No total, a SPTrans disponibiliza 2002 vagas nesses bicicletários.