Oferecer serviços que agreguem valor à operação dos clientes faz parte de uma estratégia global da Volvo Bus. Há mais de cinco anos, iniciamos essa jornada de oferecer serviços conectados aos nossos clientes para ajudá-los a aumentar a eficiência e a rentabilidade da operação”, afirma André Trombini, diretor de estratégia de novos negócios da Volvo Bus Latin America.
O programa tem como foco a redução dos gastos com combustível e é mais um braço da oferta de serviços conectados da Volvo. O trabalho está dentro da proposta da marca de oferecer soluções de transporte completas aos seus clientes.
“Este tipo de atendimento personalizado é uma tendência de mercado, por ser uma demanda cada vez mais frequente dos nossos clientes. Além disso, nos permite conhecer de perto a operação dos veículos e, a partir disso, melhorar nossos serviços e veículos”, destaca Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil.
A consultoria é realizada por um técnico especialista da concessionária com suporte da fábrica. O trabalho consiste em coletar dados da operação, avaliar e acompanhar esses dados para transformá-los em informação. Com base nessas informações é definido e entregue ao cliente um plano com sugestões de ações para redução do consumo de combustível.
O projeto piloto do programa iniciou no ano passado, com a VISATE, operador de transporte urbano de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A equipe da Volvo e Dipesul definiu, em conjunto com o cliente, uma meta de redução de consumo. A partir desta meta, com base nos dados conectados do veículo, foi desenvolvida uma metodologia para analisar e identificar pontos de melhoria e desenvolvido um plano de ação para garantir maior eficiência de consumo.
“Um dos principais pontos trabalhados no plano de ação com a VISATEforam os relatórios com informações customizadas para atuação direta nos pontos de melhoria de cada motorista, tratadas durante o treinamento aplicado no cliente. O estilo de condução influencia diretamente no consumo e na performance operacional do veículo”, explica Alexandre Vargha, líder do projeto.
Além do treinamento de motoristas, foi feita uma análise das manutenções periódicas para avaliar desgaste de peças e impacto no consumo; e nas configurações do veículo, para identificar a mais adequada para o tipo de rota e quantidade de passageiros transportados.
Inicialmente, o programa está sendo lançado em três grupos concessionários da marca: Dipesul, Auto Sueco São Paulo e Rivesa, e é voltado para clientes de médio e grande porte. A partir do ano que vem, o projeto será estendido para a toda a rede de concessionários.
Para a Volvo, veículos conectados são uma realidade no transporte de cargas e passageiro há 10 anos. Ao todo, a marca possui mais de 600 mil veículos conectados ao redor do mundo, considerando caminhões, ônibus e equipamentos de construção.
O pacote de serviços conectados ofertados pela Volvo Bus Latin America contempla o sistema de gerenciamento de frotas, Fleet Management; e o sistema de gerenciamento de tráfego ITS4Mobility. Os dois podem ser usados de forma integrada ou separadamente.
ITS4Mobility: ferramenta de gestão de tráfego que oferece informações da circulação dos ônibus em tempo real tanto para o operador de transporte quanto para os passageiros.O sistema acompanha a circulação, indicando se os ônibus estão circulando de acordo com o planejado, com a frequência adequada, cumprindo os horários planejados e mantendo a rota previamente definida. São informações que apontam ao gestor possíveis desvios, ajudam a identificar pontos críticos da operação e permitem o replanejamento da operação de forma embasada, garantindo a precisão das informações oferecidas aos passageiros. Solução oferecida e desenvolvida em parceria com Ericsson.
Fleet Management: o sistema de gerenciamento de frota é uma ferramenta que auxilia os operadores de transporte no acompanhamento da operação e da posição dos veículos em tempo real. Os dados gerados pelo sistema oferecem ao transportador uma visão completa da operação, por veículo e por motorista, o que permite adotar uma série de ações que contribuem para garantir maior eficiência à operação e redução dos custos operacionais. É possível acessar dados como consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas, velocidade média, percentual de operação em faixa econômica, em marcha lenta e número de ativações do freio, por veículo e por motorista.
“Essa tecnologia, serviço disponibilizado pela Volvo, nos ajuda a ser mais eficiência na administração do negócio e também a melhor a qualidade do transporte coletivo e a qualidade de vida das pessoas”, afirma Fernando Ribeiro, diretor superintendente da Visate.
O resultado é fruto de um trabalho que transformou os dados conectados de 8 ônibus que participaram do projeto piloto em um plano de ação para melhorar a eficiência da operação com os veículos. Com essas informações em mãos foi implementar ações de melhorias customizadas para cada veículo, de acordo com perfil de condução dos motoristas e da rota percorrida pelos ônibus.
O trabalho, além dos 7% de economia de consumo de combustível para a Visate, reduziu o custo por quilometro rodado dos ônibus em itens como peças, desgaste de pneus, consumo diesel e lubrificantes em 9%.
Os resultados foram alçados a partir de um aprimoramento do estilo de condução dos motoristas, que reduziu 59% a ocorrência de eventos como aceleração desnecessária, curvas e frenagens bruscas, veículo parado com motor ligado, tempo de sobregiro e excesso de velocidade.
“O treinamento dos motoristas focado no estilo de condução de cada um deles, para uma direção mais econômica tem um efeito direto no tempo de vida útil das peças e pneus”, explica Anderson Fabiano de Castilhos, gerente operacional da Visate.
O projeto de consultoria de consumo de combustível integra o pacote de serviços conectados oferecidos pela Volvo aos clientes da marca.
Sobre a Visate
A Visate é o operador de transporte urbano de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A empresa tem uma história de 31 anos e emprega 1.331 funcionários. Sua frota tem 342 ônibus e 77 linhas que atendem cerca de 90 mil passageiros por dia, em média.