Com objetivo de prevenir acidentes, a ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, lança nesta segunda-feira (25) campanha para orientar passageiros a adotar pequenas mudanças em hábitos do dia a dia que resultam em um ambiente mais seguro para todos.
O número de casos de acidentes tem evoluído de forma gradativa nos últimos três anos. Neste ano, a média mensal de ocorrências está em 23,9, contra 20,8 registradas pela concessionária em 2016 e 16,3 em 2015.
“Com base nos registros, identificamos que as principais causas de acidentes são ocasionadas por hábitos considerados inofensivos como ler ou digitar no celular enquanto caminha e correr nas escadas. Quando olham para o telefone ou livro, as pessoas se distraem e acabam esbarrando e tropeçando. Entendemos que mudar uma única atitude pode agregar muito para gerar maior segurança aos nossos passageiros. É uma campanha de caráter preventivo, que estimula os passageiros a observar o caminho por onde passa e a evitar acidentes”, informa José Luiz Bastos, gestor de Atendimento da ViaQuatro.
Entre as dicas abordadas na ação estão evitar olhar e digitar no celular ao caminhar e ficar atento ao sinal sonoro de abertura e fechamento das portas ao embarcar e desembarcar dos trens. Em dias de chuva, ter prudência, pois o piso molhado fica escorregadio. Sempre andar de mãos dadas com crianças nos trens e estações, usar o corrimão nas esteiras e escadas fixas e rolantes e, no interior dos trens, sempre segurar nas barras de apoio para evitar acidentes na aceleração e frenagem dos trens.
Para que as mensagens da campanha alcancem maior número de pessoas, pela primeira vez, a ViaQuatro adesivou as principais escadas rolantes das estações Pinheiros e Luz em toda a extensão. No total, a Linha possui 100 escadas rolantes e todas vão receber algum tipo de adesivação com mensagens de orientação.
Intervenção artística
Nesta segunda-feira, dia 25, e terça-feira, dia 26, um grupo de atores realizará intervenção artística em duas estações da Linha 4-Amarela, a fim de divertir e conscientizar os passageiros. “Informar com clareza os passageiros, comprovadamente, aumenta a percepção de alerta das pessoas e pode contribuir para evitar novas ocorrências”, afirma Bastos.
A campanha contempla também divulgação massiva em painéis e cartazes instalados em todas as estações e área interna dos carros dos trens, vídeos informativos veiculados nos monitores, localizados nas plataformas de embarque e nos trens.
Serviço: Intervenção artística – Família Burg
Data: 25 de setembro.
Local: Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela de metrô.
Horário: das 6h às 10h.
Data: 26 de setembro.
Local – Estação Luz da Linha 4-Amarela de metrô.
Horário: das 10h às 14h.
Fonte: Assessoria ViaQuatro