SPTrans Tecnologia

MobiLab premia startups inovadoras no segmento de mobilidade urbana

O MobiLab, Laboratório de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Paulo, coordenado pelas secretarias de Inovação e Tecnologia e de Mobilidade e Transportes, promoveu nesta sexta-feira (4/8) apresentação das startups de seu programa de residência a investidores, aceleradoras e agentes do ecossistema de inovação.

Participaram do Demo Day as startups ClickFretado, Logbee, SafeTruck, Scipopulis e Woole, que utilizaram o apoio técnico da Prefeitura de São Paulo, o espaço de coworking e mentorias MobiLab para a criação de suas soluções.

A Scipopulis, focada em cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana, foi a grande vencedora e recebeu uma viagem a China, que inclui visita técnica à startup de mobilidade Didi Chuxing e participação no Fórum Brasil-China Challenge, que acontece no início de setembro. O prêmio foi oferecido pela 99.

O primeiro lugar da Scipopulis também contempla um mês de estágio para até quatro pessoas oferecido pela Serasa Experian, em seu DataLab, quando terá a oportunidade de ter acesso, por exemplo, a mais de 20 mil dados diversos que podem ser usados no aperfeiçoamento de seus projetos.

O prêmio destaque ficou com a Woole, aplicativo cujo propósito é facilitar o uso de bicicleta como meio de transporte na cidade. O app conta com um sistema de navegação para ciclistas com opções de rotas rápidas, seguras, ou planas além de bicicletários e oficinas. Como premiação, uma viagem patrocinada pela Airbnb a São Francisco (EUA) para participar da Conferência TechCrunch, considerado o maior evento de startups do mundo.

“Os finalistas honraram esse espaço, apresentaram soluções que já têm contribuído para a melhoria da mobilidade urbana. Dinâmicas como esta estimulam a visão arrojada para inovar em escala na cidade”, destaca o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, presente no evento.

Para Daniel Annenberg, secretário de Inovação e Tecnologia, o Demo Day MobiLab vai ao encontro da filosofia da nova gestão, que é inserir São Paulo entre os dez principais hubs de startups do mundo. “Eventos como o Demo Day permitem a inserção da Prefeitura neste ecossistema e fazem com que a sociedade inove e renove sua relação com a cidade”.

 

Sobre as soluções apresentadas

Logbee: plataforma de logística urbana, focada em entregas na grande São Paulo

Safe Truck: sistema de prevenção de acidentes viários que auxilia o motorista durante a condução, reduzindo a possibilidade de acidentes

Scipopulis: desenvolvimento de algoritmos e ferramentas de visualização de dados para ajudar cidadãos, gestores e operadores de transporte público

Woole: aplicativo colaborativo para ciclistas que calcula rotas personalizadas e mapeia locais de interesse

ClickFretado: plataforma online que centraliza todas as excursões em uma única página de busca para facilitar a organização de vans e ônibus fretados para eventos.

 

Fonte: Assessoria Secretaria Municipal dos Transportes

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus