Metrô SP

Metrô envia nota justificando atrasos da Linha 5

O Metrô enviou nota impresa dos motivos que atrasaram, ainda mais, a entrega das estações da linha 5. Leia abaixo a nota enviada:

“As estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da linha 5-Lilás do Metrô, serão entregues em setembro após a conclusão dos testes de funcionamento do sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação (CBTC) e de ajustes finais como acabamentos, paraciclos, jardinagem, reparos nas vias do entorno e limpeza. A abertura das três novas estações beneficiará cerca de 60 mil passageiros por dia.

Cabe salientar que construções dessa magnitude estão sujeitas a intercorrências, como demora na obtenção de licenças ambientais e dificuldades nas desapropriações, além de obstáculos que podem surgir durante a execução do projeto em uma cidade bastante adensada e com subsolo parcialmente desconhecido.

Alguns desses fatores foram responsáveis pela alteração no cronograma da implantação da linha 5. O processo de construção feito pelo Metrô teve o cuidado de preservar peças de interesse histórico encontrados durante a escavação, como antigos trilhos do bonde que ligava a região de Santo Amaro à Sé e outros indícios de ocupações históricas. Foi necessária a contratação de uma empresa para o resgate arqueológico das peças.

Em Adolfo Pinheiro foi preciso executar a substituição de uma adutora da Sabesp, localizada na mesma área de escavação para a construção da estação. Por essa razão, foi preciso alterar o projeto executivo, com mudança da localização dos acessos e da passagem de emergência no túnel. 

Outro fator que impactou no calendário da linha 5 foi a necessidade de reforço na estrutura para a proteção da Igreja de Moema, além de ações preventivas de solo em outros pontos para não causar danos em estruturas subterrâneas de fornecimento de água, gás e demais serviços essenciais implantados na cidade”.

 

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus