Governo de SP concede terminais integrados do Metrô a iniciativa privada

O Governo de São Paulo lança nesta quinta, 17, edital para conceder a iniciativa privada 15 terminais de ônibus que são integrados a estações do Metrô. As estações são das linhas 1 – azul e 3 – vermelha.

Os terminais incluídos no edital são Parada Inglesa, Santana, Armênia e Ana Rosa, da linha 1-Azul, e Artur Alvim, Patriarca norte, Vila Matilde norte, Penha norte, Carrão norte, Carrão sul, Tatuapé norte, Tatuapé sul, Brás, Barra Funda sul e Barra Funda turístico da Linha 3-Vermelha. Em sete, há a possibilidade de construção de edifícios.

Vencerá a licitação a empresa ou consórcio que oferecer a maior contrapartida ao Estado – a remuneração tida como base é de R$ 309 mil por mês ou 3% do faturamento bruto do concessionário que assumir os terminais. Ele ficará encarregado de arcar com custos fixos, como energia, limpeza e manutenção, e poderá explorar comercialmente os espaços.

“Essas estações poderão ter uso misto, com apartamentos residenciais locáveis nos andares mais altos, salas comerciais nos médios, lojas e espaços de convivência e alimentação nos inferiores. Nos sete terminais edificáveis, o projeto permite uma área mínima de construção de aproximadamente 85 mil metros quadrados e prevê um investimento mínimo de R$ 270 milhões”, informou a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, por nota.

 

A Prefeitura de São Paulo também pretende concende os terminais de ônibus, gererciados pela SPTrans, para a iniciativa privada (leia aqui).

 

Fonte: Estado


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

17 Comentários deste post

  1. Espero que as empresas cuidem bem desses terminais.

    Arthur Lira /
  2. É São Paulo dando mais um passo à modernidade e redução de despesas.

    Felix /
  3. Infelizmente o erro da falta de regulamentação sobre o que poderá ser construído em cada lugar. E assim SP continua a ser construído sem direção.

    O.Juliano /
  4. é SP mostrando como o Brasil deveria ser …

    Jurandir /
  5. Muito bom! Iniciativa privada para a eficiência e crescimento!

    Josh /
  6. É sério isso??? A única coisa que os “gestores” do PSDB fazem é se livrar daquilo que deveriam gerir e os trouxas falam que isso é boa gestão????? kkkkkkk, esses comentários só são dignos de uma nota: DÓ

    Gapre /
  7. E não tem capacidade, tem que passar mesmo, porem construir e dar de graça? Vide linha 5 e 15, piada esse PSDB, e porque não dão o Metro Itaquera, com obras inacabadas? Piada.

  8. Vocês que acham que o pt acabou com tudo? Esperem mais se esse tal de PSDB ganhar em 2018 para governador e presidência da república.
    Cade o nosso gestor, ou melhor “jestor” com “j” mesmo. A máscara caiu para aqueles que gostam, adoram ser enganados.

    Joel /
    • Acho que vc está se referindo ao Prefeito? Dê uma olhadinha nas inaugurações deste fim de semana ou das Empresas que já estão cuidando do Sistema de semáforos da Cidade.Vc pode se indormar no Google, João Doria facebook.

      • Felix, antes de falar das inaugurações, e aquele lembrete?
        https://viatrolebus.com.br/2017/05/alckmin-adia-entrega-de-3-estacoes-da-linha-5/#comment-48606

        O que acha sobre os prazos descumpridos pelo governo?

        • Pelo que eu saiba, a previsão de entrega das 3 Estações da Linha 5 Lilas é 30 de agosto, até brinquei que poderia ser 7 de Setembro uma data comemorativa. Está chegando o período de inaugurações de transporte dongpbre trilhos da cidade de São Paulo, outras obras estão sendo entregues diariamaente por todo Estado, sugiro dar uma passada pelo Geraldo Alckimin Facebook .

        • Pelo que eu saiba, a previsão de entrega das 3 Estações da Linha 5 Lilas é 30 de agosto, até brinquei que poderia ser 7 de Setembro uma data comemorativa. Está chegando o período de inaugurações de transporte dongpbre trilhos da cidade de São Paulo, outras obras estão sendo entregues diariamaente por todo Estado, sugiro dar uma passada pelo Geraldo Alckimin Facebook .

          • Felix: “Juliano, quero ver seu comentário daqui a tres meses.Soma dia 21 de maio mais 90 dias e a partir dai cobraremos os que acreditam e os incrédulos.”
            Palavras suas.

            O.Juliano / (em resposta a Felix)
          • Você está parecendo o governador, redefinindo prazos como mudamos de roupa. Mas ok, vamos ver se pelo menos dia 31/08/2017 a entrega das TRÊS estações acontecerão.

            Facebook de político é igual propaganda de cigarro. Continue brincando de ser feliz por lá. Eu não, muito obrigado.

            O.Juliano / (em resposta a Felix)

Deixe uma resposta