A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que a linha 2 do VLT Carioca (Saara-Praça XV) irá começar a operar na próxima quarta-feira, 24,d as 6h à meia-noite, como na Linha 1 (Rodoviária-Aeroporto Santos Dumont). O trecho estava em operação assistida, transportando os passageiros gratuitamente desde janeiro.
Com o início da operação comercial, o serviço iniciará a cobrança da passagem, que custa R$ 3,80, mesma tarifa da Linha 1, com validação no interior dos trens e compra e recarga disponível nas paradas.
Com duas linhas em operação, o usuário poderá fazer a transferência entre elas no período de 1 hora sem nova cobrança. Caso o passageiro precise usar novamente o trem no mesmo sentido, também poderá fazê-lo sem pagar durante esse limite de tempo. Se houver mudança de sentido na mesma linha, será cobrada outra passagem, mesma dinâmica adotada no trecho entre rodoviária e aeroporto. Para fazer a troca entre as linhas, o ideal é utilizar as paradas Sete de Setembro (linha 1) e Colombo (linha 2), que ficam a poucos metros de distância nos arredores da Avenida Rio Branco. Importante sempre validar o cartão para garantir que o período de integração siga vigente, mesmo no segundo embarque.