O Governo do Estado de São Paulo prevê que a linha 18 – bronze, que ligará a estação Tamanduatéi ao ABC, deve ter 11,8% das suas obras concluídas em 2018. Isso é o que consta na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
O contrato com a concessionária responsável pela obra e manutenção da linha foi assinado em 2014 e a previsão era que a linha de monotrilho seria entregue ano que vem. Por conta de problemas em ter recursos para bancar as desapropriações, o Governo do Estado vem postergando o início das obras.
Em nota ao Diário do Grande ABC, a Secretaria de Transportes Metropolitanos afirmou que a Linha 18-Bronze continua na lista de prioridades do governo do Estado, “que segue envidando esforços para captação dos recursos para pagamento das desapropriações”.
A nota pontua ainda que o governo paulista “reivindica ao governo federal a revisão dos critérios de rating (nota fiscal) dos Estados”. Na visão da administração, “a metodologia adotada pela Secretaria do Tesouro Nacional não leva em conta a situação financeira de São Paulo diante do cenário de crise no resto do País”.
Fonte: Diário do Grande ABC