O Governo Federal, com o seu plano de concessões, prevê redesenhar as rotas de algumas ferrovias que percorrem o país.
A Ferrovia Norte-Sul, que liga Tocantins a São Paulo, deve ser concedida com a possibilidade de expansão até Mato Grosso.
A Ferrovia Oeste-Leste, inacabada, na Bahia poderá se ligar com a Norte-Sul. Com esta ligação, haverá a possibilidade de saída por um terceiro porto, na Bahia, que poderá ser construído pela vencedora da concorrência caso o governo do Estado não conclua um projeto já autorizado.
A Ferrogrão, que pretende escoar a safra da região de Mato Grosso, chegaria ao Pará. Essa licitação, que deve sair primeiro, tem grande interesse das tradings de grãos (grandes vendedores) ADM, AMaggi, Bunge, Cargill e Dreyfus, que fizeram o projeto para a estrada de ferro.
No caso das renovações de concessões, será possível garantir que trens vindos de outras malhas ferroviárias vão poder passar pelas malhas já concedidas e acessar os portos. Hoje essa possibilidade existe, mas há restrições que dificultam a competição.