Reportagem publicada nesta quinta-feira, 16, pelo jornal Folha de São Paulo relata que o Governo de São Paulo poderá privatizar a linha 2 – verde, do Metrô, no futuro. A proposta tem como base tentar viabilizar a expansão do ramal até Gaurulhos.
O secretário dos transportes metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, confirmou a possibilidade. “Acertando as linhas 6-laranja e 17-ouro, além da linha 18-bronze, a linha 2 tem projeto pronto, algumas desapropriações já executadas. Então acho que pode ser.”
A expansão da linha 2 teria 14km e 13 novas estações, ligando a Vila Prudente à Rodovia Presidente Dutra. Os contratos com os consórcios que tocariam a obra foram assinados em 2014 porém, desde então, o prazo de início dos trabalhos sempre estão sendo postergados.
“Nossa prioridade é concluir aquilo que já começamos. É um investimento grande, só de obras são mais de R$ 6 bilhões”, diz Pelissioni.
Caso se concretize, o Metrô teria apenas a linha 1 – azul e 3 – vermelha nas mãos do Governo de SP. A linha 4 – amarela já é tocada pela iniciativa privada. As linhas 5 – lilás e 17 –ouro devem ter edital para concessão lançados em abril e a 15 – prata no segundo semestre.
A linha 6 – laranja (Brasilândia – São Joaquim) está sob responsabilidade do consórcio Move SP porém teve suas obras paradas ano passado por dificuldades em obter financiamento e desde então não se sabe qual o futuro. A linha 18 – bronze, que ligaria a estação Tamanduateí ao ABC por monotrilho já teve contrato assinado com a iniciativa privada para as obras e controle da linha porém as desapropriações são por conta do Governo do Estado que não consegue financiamento junto ao Governo Federal.
Para organizar tantos grupos privados tocando linhas de Metrô, o governo estadula deve criar uma agência que ficará responsável por este tema.