A CPTM prorrogou com o Ministério Público Estadual um acordo onde prevê que todas as estações devam ter acessbilidade garantida para 2020. Hoje, das 91 estações existentes, 50 estão adaptadas.
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) anterior, assinado em 2012, previa que todas estações estariam adaptadas até dezembro de 2014. Na época, 38 estavam já com acessibilidade.
A CPTM diz que ficou aguardando recursos do PAC da Mobilidade para cumprir o TAC, mas que, “com a demora na liberação dos recursos prometidos pelo governo federal, iniciou as tratativas com o Ministério Público visando prorrogar o prazo”.
“No início de janeiro, o Ministério das Cidades publicou portaria excluindo o projeto de modernização das estações do PAC. Agora, a CPTM busca novas fontes de recursos financeiros para a modernização dessas estações”, afirma a estatal.
Neste ano, 7 estações já devem contar com a acessibilidade sendo 4 já com obras em andamento: Quitaúna, Jardim Belval e Jardim Silveira, na Linha 8-Diamante, e Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira.
A CPTM lembrou ainda que, mesmo que nem todas estações já estejam com a acessbilidade plena, “todos os empregados das estações estão habilitados para auxiliar pessoas com deficiência durante o deslocamento nas dependências da companhia”.