Neste dia 16 de fevereiro a primeira ferrovia do estado de São Paulo completa 150 anos anos de existência: a estrada de ferro Santos-Jundiaí, que tinha como principal objetivo o escoamento a produção cafeeira. Foi financiada através dos produtores de café, sendo um projeto do barão de Mauá, que foi buscar recursos na Inglaterra para construção. Em dado momento, a administração da ferrovia vai parar na mão dos ingleses.
A Santos – Jundiaí alavancou o desenvolvimento do estado de São Paulo, não só pelo transporte de passageiros e cargas, mas por toda a estrutura que obra exigiu. Após a transposição da Serra do Mar, foi possível a instalação de outras estradas de ferro, que interligaram o interior de São Paulo, e levaram progresso para demais regiões.

Transporte de passageiros
A ferrovia transportava passageiros oriundos do interior rumo ao porto de Santos. A conexão entre o planalto e o mar perdurou até meados de 1995, pouco antes da privatização das linhas. Ou seja, em dado tempo era possível acessar o litoral paulista por meio desta ferrovia.
Atualmente o trecho operacional para passageiros se concentra entre Rio Grande da Serra e Jundiaí, unindo as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM, com exceção do trecho entre Brás e Luz, que é coberto pela linha 11-Coral. Existe também um serviço turístico até Paranapiacaba.

Depois de décadas de desativação, o Governo Paulista tem planos para levar o transporte sobre trilhos entre a capital e a baixada santista, mas eu um traçado diferente da antiga Santos-Jundiaí.