O que ninguém queria parece que irá se realizar. A ligação entre a futura estação Aeroporto, da Linha 13 – Jade, da CPTM, com os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, deve ser feita por ônibus, e não mais por monotrilho como havia sido planejado, de acordo com a concessionária que administra o aeroporto.
A estação ficará perto do Terminal 1, onde há pouca movimentação diária e longe dos Terminais 2 e 3. A concessionária promote que o transporte de ônibus entre os terminais e a estação será gratuito.
Segundo a GRU Airport, “o cronograma do projeto está em linha com o prazo de entrega das obras da CPTM”.
Uma viagem de ônibus pode levar até 80 passageiros, já a de monotrilho até 400. O monotrilho é utilizado na maioria dos grandes aeroportos mundiais. Outro ponto negative é a maior demora para o deslocamento de ônibus, pondo em risco a chegada a tempo do check-in dos passageiros.
Para evitar este possível transtorno, o governo do Estado já fez uma proposta à GRU Airport: permitir que os passageiros façam o check-in antecipado e o despacho de bagagens na estação Brás do Metrô e da CPTM, no centro de São Paulo, onde o passageiro deverá pegar a linha 12-safira até a estação Engenheiro Goulart, na zona leste.
Os trens da Linha 13 deve ter um ou mais vagões destinados exclsuivamente a levar estas bagagens despachadas e ficaria a cargo das próprias companhias aéreas.
A linha 13 – Jade tem previsão de entrega para o primeiro semestre do próximo ano e contará com 3 estações: Engenheiro Goulart (conexão com a linha 12 – Safira), Guarulhos-CECAP e Aeroporto.