O Viaduto Plínio de Queiroz, da Av. 9 de julho, na região central de São Paulo, será reaberto a carros com mais de 1 pessoa a bordo a partir da próxima sexta-feira, 6. O viaduto virou exclusivo para ônibus na gestão Haddad.
O secretário municipal dos transportes, Sergio Avelleda, disse ao Bom dia Brasil, da TV Globo, nesta manhã de terça, 3, que o viaduto acabou ficando subutilizado ao se tornar exclusivo para os ônibus. Já a parte de baixo, o entorno da Praça 14 Bis, que recebeu todo o fluxo de automóveis, passou a ter congestionamentos.
O secretário disse que liberando veículos compartilhados vai melhorar o trânsito sem prejudicar o sistema de ônibus.
“Há espaço para ser ocupado e, embaixo ficou superlotado pelos veículos. Se a gente incentivar o uso compartilhado, vamos melhorar o trânsito e o meio ambiente sem investimento público”, disse o secretário. Ele afirma que o motorista que está sozinho também é beneficiado porque pega a parte debaixo mais livre. “Temos certeza que vamos melhorar a vida de todos”, afirmou.
Carros com duas ou mais pessoas poderão trafegar pelo viaduto das 5h às 21h, de segunda a sexta. Aos sábados, a circulação dos compartilhados será permitida das 5h às 15h. Nos demais horários, domingos e feriados o tráfego será liberado para todos os veículos.