CBTU

Recife implanta vagão feminino no metrô

O metrô de Recife fez a primeira viagem com vagão exclusive para mulheres nesta segunda, 16. O carro “rosa” está em fase de testes e fica disponível nos horários de pico: das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h30.

“Essa sugestão veio através do Ministério das Cidades, já que outras cidades já adotaram e a medida deu certo. Decidimos adotar no Recife para avaliar a repercussão dos passageiros é positiva também”, explica o superintendente do metrô do Recife, Leonardo Villar Beltrão.

O vagão tem capacidade para até 200 mulheres e contou, em sua implantação, com 5 seguranças para impedir a entrada de homens, sendo quatro em cada uma das entradas e um na divisória do carro misto. “No futuro, nossa ideia é poder culturalizar o vagão feminino para que não haja a necessidade de barrar a entrada de homens”, destaca o superintendente.

Os testes devem durar 15 dias e aí sim será decidido se o vagão será mantido ou não.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus