Foto: Elisa Rodrigues | SPTrans
SPTrans

Maior parte dos paulistanos é contra gasolina financiar transporte

Foto: Elisa Rodrigues | SPTrans

Pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, em parceria com o Instituto Semeia, mostra que os paulistanos atribuem nota média de 3,7 para a qualidade de vida na cidade, em uma escala que vai de 0 a 10.
Em 17 áreas pesquisadas, a “Transporte/Trânsito” parece na posição 14º, com nota média de 3,3.

Entre os temas abordados da mobilidade, o item “quantidade de ciclovias na cidade”, aparece no topo do ranking com nota 4,5. Já a “tarifa do transporte público”, é a variável pior avaliada com 2,7.

Tempo média de deslocamento

O estudo ainda avaliou o tempo médio gasto da população que vive na capital paulista em seu cotidiano. 44% levam em média por dia até 2 horas em seus trajetos de casa ao trabalho. A média de quem usa o ônibus (1h47) é maior de quem usa o automóvel (1h45). Mas, o uso do transporte coletivo é feita pela maioria dos entrevistados: 55% dizem usar todos ou quase todos os dias, enquanto 28% de vez em quando e 16%, nunca.

Já o uso do carro no cotidiano, 27% dizem usufruir do meio de transporte individual, enquanto 37% de vez em quando e 35% raramente ou nunca.

Mesmo com esta constatação, de que os usuários do transporte coletivo são a maioria, e que gastam mais tempo nos deslocamentos, a maior parte dos entrevistados são contra o aumento da gasolina para financiar os sistemas de ônibus. 62% contra 29.

Marginais

Cerca de 54% dos entrevistados são favoráveis a volta das velocidades de 90 km/h, 70km/h e 60 km/h nas Marginais, enquanto 41% são contra.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus