Foto: Sergio Mazzi
Após negativas do governo federal no financiamento de recursos para bancar as desapropriações das obras da Linha 18-Bronze, o Governo Estadual busca alterativas para tocar o projeto. Enquanto isso, um deputado federal pede que o modal seja substituído por um sistema de Bus Rapid Transito – BRT.
Segundo publicação do jornal “Metro“, o Estado foi classificado como categoria “C”, considerada insuficiente para a obtenção da garantia da União na contratação de financiamento externo.
Agora a administração estadual busca negociação com o Banco do Brasil para obtenção destes recursos. Se não der certo, segundo a publicação, seriam pleiteados financiamento junto ao Ministério das Cidades por meio do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Troca de Monotrilho por BRT
O deputado federal Alex Manente (PPS/SP) pede para que o projeto de monotrilho seja substituído por um corredor de ônibus do modelo Bus Rapid Transit – BRT. O parlamentar cita o sistema do Rio de Janeiro, como forma de obter um meio de transporte mais barato.
“Tive a oportunidade de conhecer no Rio de Janeiro o BRT que foi montado para a Olimpíada e foi muito elogiada. É mais barato e conseguiria fazer com que o ABC tivesse a ligação de transporte coletivo de massa eficiente como se pretende com o metrô”, disse Manente ao jornal “Repórter Diário“.
Em termos comparativos, é previsto que o monotrilho do ABC tenha capacidade de atender a 314 mil passageiros/dia no inicio da operação. Já no BRT Transcarioca, por exemplos, são estimados diariamente 320 mil passageiros, em plena operação.
No entanto, especialistas defendem meios de transportes com maiores capacidades, afim de suportar eventuais aumentos de demanda, em uma metrópole que carece de sistemas, e com demandas reprimidas.