Metrô SP

Escadas rolantes da Linha 4 estão guardadas a céu aberto no Pátio Itaquera

Imagem: TV Globo

As escadas rolantes para as estações Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Higienópolis-Mackenzie estão desde o ano passado guardadas no Pátio Itaquera do Metrô a céu aberto, como mostrou hoje o Bom dia Brasil, da TV Globo.

De acordo com a reportagem, elas estão enfileiradas, lado a lado. É possível ver o nome do fabricante e também que algumas lonas já estão até rasgadas.

Como as estações estão atrasadas, as escadas rolantes foram entregues antes. É um caso parecido com o que passa os trens da linha 5 que foram entregues e as estações ainda não.

O contrato para a compra dos equipamentos foi assinado em 2012. Durante dois anos as escadas foram fabricadas e foram pagos R$ 34 milhões dos R$ 132 milhões previstos.

Agora a preocupação do Metrô é com relação a deterioração natural das escadas. Um ofício enviado pelo consórcio ao Metrô, em dezembro de 2015, já alertava que “com o não uso do equipamento – inércia – há probabilidade de desgaste natural”. H;a garantia mas mesmo assim há a preocupação.

As escadas rolantes que estão no depósito do Metrô foram fabricadas na Espanha. Elas possuem medidas específicas que foram determinadas no projeto de construção civil das estações que não ficaram prontas. Por esse motivo e também por ter um contrato específico, inviabiliza-se utilizá-las em outras estações.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!