Colaboração de Caio Lobo
Recentemente foi noticiado que a concessionária ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela [Luz-Butantã] da malha metroviária de São Paulo, instalou um simulador de trem para seus operadores. No entanto, as composições que lá prestam serviços, são conduzidas de forma automática, sem a presença do agente nos controle.
Pensando nesta questão, o Via Trolebus foi conhecer este novo equipamento, de dar inveja a qualquer amante da ferrovia:
A ideia dos projetistas da empresa Espanhola Lander, que faz parte do grupo da Caf, foi replicar uma cabine de controle idêntica à frota que opera na linha 4, cujo fabricação destes foi feita pela coreana Hyundai Rotem.
As peças presentes, como botões e alavancas são os mesmos dos trens em operação. Na frota operacional, o console esta presente em uma tampa do lado esquerdo da cabeceira do trem, que na maioria das vezes na condução automática, fica fechada por razões obvias.
De acordo com o Gestor de Atendimento da ViaQuatro, José Luiz Bastos, a intensão do simulador é treinar os funcionários, e um cenário em que dificilmente o modo manual é usado. “O efeito perverso da linha automática é que o nosso homem tem pouco contato com a maquina. Então o dia que precisa, é mais ou menos como alguém que tira a carta de motorista, guardou e nunca anda de carro. Ai um belo dia ele resolve sair de carro. Vai fazer barbeiragem pela rua”, explica Bastos.
Dentre as ocorrências sujeitas a ocorrem podem ser, falhas no sistema de energia, de sinalização, entre outras. “O trem automático está sujeito a falhas como qualquer equipamento. Quando você perde automatismo, ele precisa ser conduzido manualmente”, afirma José Luiz.
Ele explica também que qualquer funcionário da estação está habilitado a operar o trem, caso necessite, sendo uma média de 250 agentes de seguranças, e 200 de atendimento e manutenção.
Ainda sim, os índices de viagens cumpridas pela concessionária chegam próxima aos 100%. “De tudo que a gente programa [viagens], a gente realiza 99,7%”, conta o gestor. É o equivalente a uma 1 viagem não cumprida no mês, lembrando que a cada dia são feita mais de 700 viagens.
Outro fator que justifica o simulador, é que em modo manual, os trens não podem ultrapassar os 30 km/h, já que o agente não possuí visão macro dos outros trens em operação, e que poderia comprometer a segurança dos passageiros. Quando um operador conduz um dos trens, e ultrapassa os 30 km/h, a composição automaticamente para.
Trens novos
José Luiz Bastos também falou um pouco das novas unidades que estão chegando ao Pátio Vila Sonia. A ViaQuatro adquiriu 15 novas composições que devem atender a conclusão da segunda fase da Linha 4-Amarela. Destes, já estão no Pátio Vila Sonia 11 trens.
“A gente não pode deixar o trem parado. Vamos fazer um giro. Vamos mesclar a utilização das duas frotas.” diz o Gestor de Atendimento.