De acordo com reportagem do portal G1 desta quarta, 2, o Metrô de São Paulo está atrasando pagamentos a construtoras das obras da linha 5 – lilás. Há 2 parcelas já vencidas, referentes a setembro e outubro, cada uma no valor de R$ 50 milhões.
O Metrô não confirmou os valores, mas afirma que “houve um descompasso no fluxo de caixa” e que a “situação será normalizada ainda nesta semana, com a assinatura de aditivo que permite novos repasses de verbas.” De acordo ainda com o estatal, o atraso não acarretou atraso nas obras.
Ainda de acordo com a reportagem, o BNDES informou que está em fase de contratação com o Estado de São Paulo de novo financiamento para a linha 5 do Metrô de São Paulo. O BNDES negou que haja qualquer atraso e disse que sua relação direta é com o governo estadual. O contrato está em vias de ser assinado, mas para isso depende do encaminhamento de documentos necessários a todo contrato de financiamento.
A previsão de entrega da expansão do ramal (Adolfo Pinheiro – Chácara Klabin) é para o segundo semestre de 2017, com exceção da estação Campo Belo, que ficará para 2018.