Foto: Renato Lobo
CPTM

Expresso Linha 10: Como a CPTM não pensou nisso antes?

Foram 8 minutos entre a Estação Tamanduateí  e a Prefeito Celso Daniel-Santo André a bordo de um trem da série 3000.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos iniciou nesta quarta-feira, 30 de novembro, o serviço “Expresso Linha 10”, que na verdade é um semi-expresso, e atende apenas a parada de conexão com a Linha 2-Verde, São Caetano e Santo André. O Via Trolebus percorreu o trajeto no período da noite, e conta a seguir as nossas percepções:

A operação é feita apenas com uma composição, que usa a via central tanto na ida quanto na volta. O trem partiu às 16h02 de Tamanduateí e chegou as 16h10 em Santo André, em alta velocidade em quase todo o trajeto, com exceção de quando se aproximava do ponto final.

No pico da manhã, o atendimento é no sentido Brás, parando nas mesmas estações acima.

Já neste primeiro dia haviam passageiros que esperavam pelo novo serviço. O intervalo entre as partidas será de 24 minutos, tempo do trem ir até da parada inicial até a final, e retornar vazio.

Desembarque na Estação Prefeito Celso Daniel - Santo André | Foto: Renato Lobo
Desembarque na Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André | Foto: Renato Lobo

Talvez o que mais chame a atenção é a velocidade do trem, não só pela via férrea livre, mas também pela partida da composição, visto que até então apenas trens da série 2100 operavam na região.

Um funcionário da CPTM nos contou que as composições da série 3000 possuem taxa de aceleração de 0,9 m/s² contra 0,4 m/s² da série 2100. Se o 3000 demorou 8 minutos para percorrer o trajeto, na viagem de volta o trem mais antigo demorou 20 minutos, claro que este ultimo obedeceu as paradas Prefeito Saladino e Utinga, como habitual.

O serviço deve agradar a usuários, e fica a pergunta: A companhia teria planos de levar atendimentos semelhantes a outras linhas? Fica a dica 😉

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!