Mobilidade Urbana

Detran alerta para infrações de trânsito curiosas

Maquiar-se ao volante, afastar o olhar da via e virar-se para trás, comer, ler, fumar ou namorar enquanto dirige, pilotar motocicleta com a viseira levantada, dirigir em ziguezague ou tentar alcançar algum objeto no chão. Se você já fez alguma destas práticas, saiba que está sujeito a multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Detran de São Paulo publicou nota em que faz o alerta, na semana em que as multas ficaram mais salgadas (relembre aqui).

Outra infração “curiosa” é arremessar água ou detritos sobre pedestres. O motorista mal educado que for flagrado nestas condições, pode ser enquadrado com infração média, penalidade 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16.

Já dirigir com apenas um mão, exceto quando for mudar a marcha do veículo, acionar equipamentos e acessórios do veículo ou sinalizar manobra com o braço (fumar pode ser enquadrado nessa infração), é infração média, 4 pontos na CNH e multa de R$ 130,16.

Vale lembrar que nas maiorias dos acidentes de trânsito, a distração do condutor é a causa determinante.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus