O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse esta semana que não existe um prazo certo para início das obras da Linha 18-Bronze [Tamanduateí – Djalma Dutra]:
“Não temos como executá-la (a obra) se não tivermos o financiamento. Então, o Ministério da Fazenda e a Secretaria do Tesouro Nacional ainda não deram a resposta. A gente insistiu, insistiu e insistiu, mas não tivemos ainda o ‘ok’ em relação à obra. Então, é aguardar … Se o financiamento sair amanhã, (o trabalho) começa em seguida. A obra está licitada e contratada. Sem financiamento, não dá para iniciar uma obra de grande porte”, disse Alckmin.
No entanto, o Governo Federal afirmou que o estado não apresentou condições que permitisse a obtenção de garantia da União para a operação de crédito. “Tão logo o Estado de São Paulo obtenha capacidade financeira para contratar a operação de crédito externo mencionado, o pleito poderá ser novamente apreciado pela Cofiex”, diz o ministério do Planejamento.
A assinatura com o consórcio vencedor da licitação que deve construir e operar o monotrilho da linha 18 completou dois anos no final de agosto.