O número de passageiros que se queixaram pela demora dos ônibus na capital paulista cresceu cerca de 28,19% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são da própria São Paulo Transportes – SPTrans, e contabilizam 1778 reclamações em 2016. Foram divulgados pelo jornal Bom Dia São Paulo, da TV Globo, por meio da Lei de Acesso à Informação.
A campeã em descumprimento de partidas é a 848L10 – Recanto dos Humildes – Pirituba, operada pela Spencer Transportes. No primeiro semestre de 2016 foram 19 queixas, aumento de 280% em relação às 5 registradas em 2015.
No top 5 das empresas com maiores reclamações neste quesito estão:
– Sambaíba: 189
– Santa Brígida: 182
– Vip: 162
– Via Sul: 136
– Traswolff: 128
A SPTrans, afirma que implantou um conceito Gestão Operacional pela Qualidade – GOpQ, que adota medidas preventivas e corretivas e que fiscaliza a operação com 690 técnicos.