Greve

Nova paralisação de ônibus pode ocorrer nesta quarta em SP

Nesta terça-feira, 20 de Setembro, parte dos funcionários da Via Sul cruzaram os braços, afetando a operação do sistema de ônibus na Zona Sul de São Paulo, em protesto contra a punição dada a um funcionário. Porém uma outra greve pode atingir a capital paulista nesta quarta-feira, 21.

Os prestadores de serviço temem a possibilidade de algumas empresas não pagarem salários e benefícios. Segundo o Sindmotoristas, entidade que representa os motoristas e cobradores de ônibus, algumas viações do sistema estrutural e do sistema local não garantiram o pagamento do “vale”, geralmente pago no dia 20.

Já o SPUrbanuss diz que a prefeitura atrasou repasses às empresas, e que os débitos entre a prefeitura e o sistema estão em R$ 200 milhões. Nesta semana, será alcançado o valor de subsídios para o sistema de transportes da capital paulista, previsto para todo ano de 2016.

“A nossa expectativa é que a partir desta semana haja uma manifestação do poder público. Hoje nem todas as empresas de ônibus têm a mesma capacidade de obtenção de recursos no mercado financeiro para pagar compromissos básicos. As empresas têm feito empréstimos bancários, mas nem todas conseguirão continuar fazendo isso. Ninguém acha que esta situação é normal. Vemos este quadro com muita preocupação”. – afirmou o presidente do SPUrbanuss, sindicato das empresas de ônibus, Francisco Christovam.

Já a SPTrans nega qualquer tipo de atraso. “Os pagamentos [às empresas] estão sendo feitos dentro do cronograma estabelecido…a Prefeitura está cumprindo com seus compromissos”. De acordo ainda com a gerenciadora, a questão dos repasses se refere a um “quadro sazonal. Assim como em anos anteriores, as contas fecham normalmente ao final do exercício.”

“Reiteramos que não se trata de atraso. Em linhas gerais, haveria postergação se o prazo ultrapasse 30 dias, o que não ocorre.”, pontua a empresa ligada a prefeitura de São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus