Francisco Morato ganha novo trecho de corredor de ônibus

Foto: Cecilia Bastos | Imagens USP

Passageiros das linhas de ônibus que se deslocam pela Avenida Francisco Morato, a partir desta quinta-feira, 22 de Setembro, devem contar com um novo trecho de corredor de ônibus à esquerda, entre o Largo do Taboão e a Rua Canio Rizzio, próximo ao Pátio Vila Sônia da Linha 4 Amarela do metrô, integrando-se com os demais trechos que fazem parte do eixo Campo Limpo – Rebouças – Centro.

A nova extensão possui 2,7 quilômetros, deve atender a linhas municipais e metropolitanas, e diferentemente dos demais trechos é constituído de pavimento asfáltico, diferente do rígido nos outros locais, que possuem vida útil maior.

Com a medida, a Prefeitura de São Paulo entregou 37,1 quilômetros de corredores de ônibus, entre novos e reformados. A meta, no entanto era em 150 quilômetros.

Como resposta, a administração do prefeito Fernando Haddad menciona os 500 quilômetros de faixas exclusivas, entregues pela atual gestão.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

28 Comentários deste post

  1. É importante,mas fazem serviço meia -boca, já que não foi feito o pavimento rigído, e olha que não são nem 3 km de corredor .

    mauri /
  2. Engraçado é se ver a prefeitura se matando para fazer corredores e o Doria me fala em fazer 15km de metro…

    Andrew /
    • O problema de SP, e que não consegue negociar as dividas com a união, com isso fica de mãos atadas, pra poder pegar empréstimo, pra corredores, e além da analise feita pelo TCM, precisa passar pelo TCU, por causa que precisa de verba federal, foi um dos motivos do TCU, cancelar o corredor Radial Leste, infelizmente quem paga somos nós.

      • São Paulo renegociou a divida com a união. O acordo saiu em 2015 e representou uma redução de R$ 46 bi. As questões com o TCM são políticas, não técnicas, pois o tribunal se deixou levar pelas richas partidárias.

    • Não seria 15 linhas de metrô?

      Renato / (em resposta a Andrew)
  3. a pergunta não tem a ver com a noticia, mas vou pergunta, vcs notaram q não tem mais Wi-fi nos busão?

    la muerte /
  4. tb notei esse lance do Wi-fi.
    essa faixa exclusiva na Morato me ajuda muito hein, vou pra facu de metro(e trem) pq se for ir de ônibus eu tenho q sair umas 2horas antes, quando estiver toda pronta eu acho q vou começar a ir de busão.

    julio /
  5. O trânsito no trecho travou na inauguração. Gastei 30 minutos no ônibus quando antes gastava no máximo 10 minutos. É puro jogo eleitoral mesmo!!!!!!

    Leo Cadio /
  6. O corredor deveria ajudar, mas piorou muito há 3 dias gasto mais de 30 minutos … O que está acontecendo? Levava no máximo 50 minutos de ônibus do final da estrada do campo limpo até a Paulista, agora levo mais de 1:15.

    Gisele /
  7. Francisco morato.amo está cidade!

    edilson /
  8. Ontem eu usei e funcionou muito bem.

    Só achei que as pessoas deveriam se espalhar pelo ônibus (quando não estiver lotado, óbvio). Muitas ficam paradas na frente da porta de entrada e atrapalha quem está no ponto.

    Alex /
  9. Feito com desapropriações ou roubando faixa dos carros, aquele esquema de pintar uma faixa e cobrar o preço de granito ?

    fabio /
    • Que desapropriação, amigo? Não teve desapropriação nenhuma para fazer a extensão desse corredor e as faixas de carros continuam no mesmo número que antes.

      Finalmente, alguém resolveu o problemão que era aquele miolo perto da Vila Sônia onde os ônibus precisam trocar de faixa. Precisou de 12 anos para um prefeito tivesse o bom senso de levar o corredor até a divisa de Taboão da Serra.

      Só acho que precisa resolver alguns pequenos detalhes: a iluminação é ruim perto do piscinão da Cedrolândia, o tempo para a travessia de pedestres é ridícula perto do Extra Taboão e criar uma terceira faixa na curva perto da Rua Caminho do Engenho – ali precisa desapropriar, mas vale a pena para melhorar esse funil para os veículos.

      • Sobrava espaço então ? que bom !! Obrigado pela resposta !! Abraços.

        fabio / (em resposta a Alex)
        • Fabio, o que foi feito na Francisco Morato foi continuar o corredor nas faixas centrais desde a Vila Sônia até o Largo do Taboão, evitando aquele problemão de ônibus cruzando a faixa e congestionando todo o trânsito nos horários de pico. Agora o ônibus segue o trajeto todo na faixa central. As faixas para os outros veículos continuam lá como eram, 2 faixas para os carros e 1 para os ônibus.

          Não seja tão amargo com soluções simples. Basta andar de ônibus por aí que você sente as mudanças com apenas um mão de tinta e um pouco de sinalização. Corredores são importantes e necessários, mas não é solução para tudo.

      • Ali perto da Caminho do Engenho precisa de solução urgente, a avenida virava de três para duas faixas, agora de duas para uma. Falta esse ajuste, mas fora isso o corredor é super positivo, e já deveria ter essa extensão desde que foi feito há uns dez anos atrás mais ou menos.

        Anderson / (em resposta a Alex)
        • Pois é, aquilo ali é um problemão. Resolveram para os ônibus no corredor, mas quem passa de carro ali é um sufoco. O maior problema para ampliar a via ali é que vai precisar desapropriar alguns imóveis comerciais. Mas acho que vale o investimento.

  10. Serviço mal feito, pessimamente planejado. Estou gastando 1 hora e 15 minutos do campo limpo até Butantã, ates eram 45 minutos.

    Luis Eulalio /
    • De ônibus ou de carro?

    • De carro tem um problema sério perto do Assaí, mas se ajustarem ali colocando mais uma faixa resolve.

    • De ônibus melhorou muito. Agora eles precisam fazer uma ampliação da faixa até a Jorge Amado, em frente ao Extra. Fazendo isso e instalando os pontos de ônibus no canteiro central, vai ficar bom. : )

      De carro, tem trânsito lento até às 9h00, 9h30… antes o trecho era bem livre nesse horário. : (

    • Se estiver de carro, use a Eliseu de Almeida/Pirajussara que é a alternativa para a Francisco Morato.

      Não da para penalizar a maioria que se desloca de onibus para atender a um transporte individual, que ocupa 80% do espaço publico, polui e ainda transporta uma minoria.

  11. ônibus, trabalho de ônibus e o trecho do largo do taboão está ridículo. Veja no waze de manhã se tem dúvida. eu gastava no máximo 1 hora para ir ao trabalho e agora gasto 1h e 45 minutos.

    leo cadio /
  12. terceira fase da linha 4, que seja executada mais rapido possivel

    haroldo /
  13. A atual gestão fez 500 Km de pintura de faixa de ônibus, com várias pegadinhas para arrecadar com multas e amedrontando os pseudos motoristas que tem medo de utilizar a faixa exclusiva nos horários permitidos para todos os veículos automotores. precisamos de corredores de ônibus com ciclovias agregadas.

    Roberto /

Deixe uma resposta