O primeiro trem vindo da China chegou em Hairatan, no Afeganistão esta semana, após uma viagem de 3.000 quilômetros e quatro dias. O comboio possui ao todo 45 vagões, e transportam 84 contêineres, e na chegada teve até Cerimônia de apresentação com autoridades.
“A inauguração de um serviço de trem de carga que liga China ao Afeganistão marca o renascimento da antiga estrada de seda”, afirmou Azarakhsh Hafizi, Chefe de Relações Internacionais da Câmara de Comércio e Indústrias do país no Oriente Médio.
A ação tem como objetivo melhorar a conectividade de transporte asiático, com partidas duas vezes por mês na rota que passa por Alataw, Cazaquistão e Uzbequistão.
Apesar da longa viagem, o meio de transporte ainda se mostra mais vantajoso que o marítimo, este último modo que demora de dois a três meses para completar o trajeto, além de diminuir a dependência de portos no país vizinho, o Paquistão.
As composições devem transportar equipamentos mecânicos de fabricação chinesa, produtos de TI e roupas para o Afeganistão. Já no caminho a China, o transporte será de mármore, açafrão, frutos secos e tapetes.