VLT

Amsterdã terá VLTs da Caf

O sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos de Amsterdã deve receber 63 novos trens produzidos pela Caf. Em um contrato com a fabricante espanhola e a operadora de transportes públicos da capital dos países baixos “GVB Activa” é dado a possibilidade de aquisição de mais 60 veículos que poderão ser adquiridos por meio de contratos adicionais.

Os trams serão elétricos, terão piso baixo, e configuração bidirecional, e devem substituir bondes mais antigos além de ampliar a frota. As entregas estão previstas entre 2019 e 2022.

A cidade conta com uma malha de 200 km (levando em conta apenas um sentido), criada em 1875. Em 1900 foram instados os primeiros trams elétricos. Atualmente 15 linhas cobrem o sistema com cerca de 213 veículos.

Amsterdã é um dos exemplos de como os bondes conviveram em harmonia com os demais meios de transporte, e após um século de operação, estão tendo a frota renovada com possibilidade de expansão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus