Frota G na Linha 2-Verde | Foto: William Molina
Metrô SP

Metrô para de anunciar estações em inglês

Frota G na Linha 2-Verde | Foto: William Molina

Com o encerramento das Olimpíadas, o Metrô de São paulo deixou de usar o PA nos trens em inglês, isto é, não ha mais o anúncio das estações e conexões na língua estrangeira.

Mas esta é uma decisão certa? Só deixar estes anúncios em épocas de grandes eventos como foi a Copa e as Olimpíadas? Para o Metrô, sim, pois o usuário não quer ficar escutando os anúncios em inglês todos os dias e fala que nos outros países também não há PA em segunda língua.

Porém, isto não é verdade. As principais cidades do mundo, que não tem o idioma inglês como oficial, tem sim anúncios em inglês nos trens e metrô, como em Tóquio, Paris e Berlim.

Hoje, São Paulo é a segunda cidade que mais recebe turistas no país, atrás apenas do Rio de Janeiro, de acordo com uma pesquisa do site Biosom. A capital Fluminense também possui PA em inglês no metrô todos os dias do ano, e não só apenas em grandes eventos.

A Linha 4 – amarela, que é operada pela Via Quatro, continuou com os anúncios bilíngues desde a Copa do Mundo e não temos informações de reclamações com relação a isso. Pelo contrário, alguns usuários gostam pois tendem a se familiarizar com a língua estrangeira.

Há alguma pesquisa que mostra que os usuários não querem os anúncios em inglês? Desconheço.

E qual sua opinião sobre este tema? O Metrô deve ou não tirar os PAs em inglês?

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus