Um levantamento feito pelo jornal “Folha de São Paulo” aponta queda em investimentos na malha metroviária e na operação. O repórter usou como base informações de execução orçamentária, onde é constatada uma redução nos últimos dois anos.
Na comparação entre o primeiro semestre deste ano e 2014, o jornal da conta de que a redução em investimentos para manter as quatro linhas foi na ordem de 60%. Já na manutenção e modernização de trens e equipamentos, a retração foi 72% e de 33% no total destinado às obras de expansão da malha metroviária.
Em tom elevado de critica, o sindicato dos metroviários afirma que “é uma política de sucateamento para justificar a privatização das linhas”.
Já a companhia contesta os dados apresentados pela Folha de São Paulo. “As conclusões da reportagem acerca da execução orçamentária são prematuras, pois os percentuais definitivos são conhecidos quando do fechamento do ano fiscal”, diz o metrô.
O Metrô também cita feitos como a modernização de composições, onde 80 das 98 já foram entregues, reforma de freios e estações. Diz também que crise econômica impactou na expansão da malha, e que foi prejudicada pelo abandono de obras por empresas, no que diz respeito a ampliação da malha.
Aumento no número de falhas
Os usuários do Metrô de São Paulo sentiram um aumento no número de falhas. Em maio, o Tribunal de Contas do Estado – TCE, deu conta de um aumento no número de panes. A análise apontou que 91,8 mil viagens não foram feitas no ano passado. (relembre aqui)
O documento mostra um aumento de 7% nas falhas do sistema, provocadas sobretudo por problemas elétricos e de controle. Na Linha 1-Azul [Tucuruci-Jabaquara] as ocorrências cresceram 32% em 2015.
Um outro levantamento do site “Fiquem Sabendo” apontou que a quantidade de panes notáveis no sistema metroviário de São Paulo cresceu 27% no período entre 2011 e 2015 (relembre aqui).