As linhas 5 – lilás e 17 – ouro, ambas do Metrô, vão ser privatizadas em conjunto e o edital deve sair até o fim deste ano. O modelo foi fechado nesta terça, 23, em reunião do conselho gestor do Programa Estadual de Desestatização (PED).
De acordo com o secretário dos transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, a ideia é finalizar o processo de concessão até julho de 2017, antes da entrega de 9 novas estações da linha 5. “Nós queremos que as novas estações já sejam operadas pelo concessionário”, enfatizou.
“Vai ser uma concessão única porque as linhas se cruzam no Campo Belo. Há uma sinergia de energia elétrica e integração na estação que está sendo construída lá. Será uma concessão por 30 anos na qual será cobrada uma outorga fixa de entrada e o concessionário receberá uma parcela da tarifa paga por passageiro transportado que continuará sendo arrecadada pelo Metrô. O Estado não vai mais aportar recurso nenhum”, disse o secretário.
Sobre a concessão da linha 15 – prata, Clodoaldo disse que os estudos estão avançados e que é a próxima pauta a ser analisada.
O Governo ainda estuda a concessão das linhas 8 – diamante e 9 – Esmeralda, ambas da CPTM. O grupo Triunfo já fez uma proposta de PPP para elas.
“Nós percebemos pela proposta da empresa que o aporte do Estado ainda pode ser diminuído e aprovamos a continuidade dos estudos”, disse Pelissioni. “Nesse momento de crise econômica, é melhor fazer concessão do que PPP, que ainda exige contrapartidas do Estado”, completou.
Não foi informado, por enquanto, se as obras da fase 2 e 3, da linha 17, e a expansão da linha 5 ao Jardim Angela seriam tocadas pela nova concessionária.
Com as informações de O Estado de São Paulo