Mobilidade Urbana

Doria diz que reestudará faixa Exclusiva da Giovanni Gronchi

Em debate realizado esta segunda-feira, 22 de Agosto, na rede Bandeirantes, o candidato à prefeitura de São Paulo do PSDB, João Dória, admitiu rever as faixas exclusivas de ônibus da Avenida Giovanni Gronch.

Dória respondeu a questão após ser questionado pelo atual prefeito Fernando Haddad, que concorre à reeleição, e que tem os espaços do transporte público, como uma das suas principais bandeiras. “Vamos reestudar algumas”, disse Doria. O candidato diz no entanto, que não pretende retirar as faixas. Na visão do candidato do PSDB, faltam estudos para o projeto.

As estruturas do Morumbi ajudam no deslocamento de moradores de bairros como Paraisópolis, onde circulam 146 mil passageiros por dia em 13 linhas, com um frequência de 85 coletivos por hora.

A medida, no entanto, não agradou parte dos moradores do bairro, por considerar que o espaço do transporte coletivo atrapalha o fluxo de veículos e até contribuiria para o aumento de furtos e roubos.

A justiça, porém, deu aval as estruturas. Em março a juíza Cynthia Thomé, da 6ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, considerou que “a ação popular deve necessariamente visar o interesse público e só pode ser exercida nos estritos termos da lei”. E sua decisão, em outro trecho, a magistrada afirmou que “a ação popular não é instrumento para defesa de direitos subjetivos ou de outras posições favoráveis ao indivíduo”. A decisão extinguiu, sem análise do mérito, uma ação popular movida por Roberto Sérgio Scervino contra a estrutura.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus