O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes concluiu a primeira etapa da Pesquisa Origem e Destino, que tem como objetivo, diagnosticar o perfil socioeconômico nas rodovias federais. Os dados foram colhidos entre os dias 2 e 8 de julho.
Foram contados e classificados 3.549.768 veículos e entrevistados 210.984 condutores. Os dados estão sendo tabulados por Engenheiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
“As campanhas de Pesquisas Origem e Destino são elementos fundamentais no Plano Nacional de Contagem de Tráfego. Por meio delas, identificamos as linhas de desejo dos usuários e, dessa forma, aprofundamos o conhecimento da demanda por transporte nas rodovias federais. Com este conhecimento, as ações de planejamento e definição de prioridades passam ser estruturadas de forma mais consistente, no intuito de oferecer à sociedade condições ótimas de trafegabilidade, em consonância com os princípios de otimização dos recursos públicos”, diz o coordenador-geral de Planejamento e Programação de Investimentos, André Nunes.