Foto: José Cruz/ Agência Brasil | Fotos Públicas
No Estado de São Paulo, 94% das mortes ocorridas no trânsito são por falha humana. Esta informação é do próprio governo estadual, que lançou esta semana o Fórum Melhores Práticas em Segurança Viária, em comemoração ao primeiro ano do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
A intensão do administração estadual é reduzir pela metade o número de acidentes no trânsito até 2020. “No primeiro semestre, tivemos uma redução de 8% no número de mortes em acidentes rodoviários, 233 vítimas a menos”, afirmou o Governador Geraldo Alckmin.
“No mundo inteiro, a primeira causa de mortalidade é o coração e grandes vasos, a segunda é o câncer e a terceira não é doença, é causa externa, e a principal é acidente rodoviário com carro, moto”, disse o governador. Alckmin disse também que pretende ampliar convênios com municípios e investir R$ 22 milhões em programas de segurança viária.
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito segue iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), denominada de “Década de Ação pela Segurança Viária”, entre os anos de 2011 a 2020. A Onu recomenda uma série de medidas para redução das mortes, como a redução das velocidades máximas em vias urbanas.