SPTrans

Lotações clandestinas voltam a circular por São Paulo

Reportagem publicada nesta quarta, 6, pelo jornal Folha de São Paulo diz que lotações clandestinas, que haviam desaparecido das ruas da capital paulista, retornaram em bairros da zona oeste. A passagem custa o mesmo preço dos ônibus municipais, R$ 3,80, mas, segundo a jornalista que embarcou em uma delas, a cobradora aceitou R$ 3,50 por não ter troco.

Já há 4 linhas clandestinas em operação: 8040-10 (Jardim Sol Nascente-Lapa), 8050/10 (Morro Doce-Lapa) e 8047-10 (Jaraguá-Lapa) e 128Y-10 (Jardim Peri Alto-Lapa). De acordo com a reportagem, as van estavam em péssimas condições, com bancos quebrados, rasgados e sujos. Em alguns trechos, a van percorreu o trajeto com portas abertas.

Motoristas de ônibus da Viação Santa Brígida, que atuam na região, dizem sofrer ameaças. “Não há fiscalização, então eles fazem o que querem. A orientação da empresa é para não reagir a provocações nem para tentar ultrapassar as lotações”, falou um cobrador. A viação confirma a orientação.

A SPTrans afirmou em nota a Folha de São Paulo que “vans operam na região da Lapa por decisão judicial e, por esse motivo, a SPTrans não pode apreendê-las”. No entanto, não disse quantos veículos têm a autorização. Afirmou ainda que faz fiscalizações para detectar veículos irregulares. Em junho, diz, foram dez ações.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus