VLT

Bonde/Trem anda em até 100 km/h na França

A Alstom está fornecendo 15 Veículos Leves sobre Trilhos para operação da futura Linha T11 Express, no subúrbio do norte de Paris. O primeiro trem do modelo Citadis Dualis chegou ao pátio da empresa SNCF – Société Nationale des Chemins de fer Français, e deve iniciar testes e comissionamento.

A nova linha deve ser entregue em duas fases, e será erguida sobre uma adaptação de um leito ferroviário que era usado para o transporte de cargas, possibilitando o transporte de passageiros entre distritos no norte da cidade.

Quando completa deve ter 28 km de extensão entre a comuna de Sartrouville no noroeste da cidade e Noisy-le-Sec, a leste. A primeira fase do projeto deve abrir para passageiros em julho 2017, com 11 km entre Epinay-sur-Seine e Le Bourget, com sete estações.

Interior do modelo Citadis Dualis
Interior do modelo Citadis Dualis

Os novos trens foram projetados para trafegar em uma velocidade de até 100 km/h, no entanto a velocidade comercial deve ser de 50 km/h.

Este tipo de VLT produzido pela Alstom permite operação mista, sendo parte em redes urbanas, bem como sobre redes ferroviárias regionais. “Citadis Dualis combina as vantagens de um trem com os de um bonde”, diz a fabricante Francesa. O modelo ainda é projetado para rodar tanto com combustível a diesel, como com eletricidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios