Mobilidade Urbana

Trem que passa por cima dos carros seria a solução?

A nova “solução” para a mobilidade urbana é o TEB, sigla em Inglês que significa Ônibus de Passagem Elevado, ou então chamado de Hoverbus. Uma empresa chinesa quer construir este novo meio de transporte que corre por elevado, porém guiado por trilhos instalados no mesmo nível dos carros. Seu formato permite que o sistema coletivo ande por cima dos automóveis particulares.

A novidade foi apresentada em escala de miniatura na 19ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, e seus idealizadores prometem torna-lo comercialmente viável entre 2017 e 2018. Cada trem teria capacidade de transportar 1.200 pessoas.

O primeiro modelo deve começar a ser construído no final deste ano, na cidade de Qinhuangdao (província nordeste de Hebei), com previsão de duração das obras de 12 meses. Cada trem elevado teria quatro vagões, totalizando entre 58 e 62 metros, uma altura de entre 4,5 e 4,7 metros e largura de 7,8 metros.

O engenheiro-chefe do projeto, Bai Zhiming, em um comunicado disse que o novo sistema tem capacidade semelhante a de uma composição do metrô, porém com custo de um quinto do valor. Além disso, não exige as tradicionais pilastras usadas por monotrilhos.

Os mais aficionados por maquinas, devem ver com bons olhos o TEB, o que não se pode dizer dos urbanistas. O projeto teria a finalidade agradar gregos e troianos, aumentando a oferta de lugares no transporte público, sem retirar espaços aos carros, porém ignora outros fatores pensados em requalificações urbanas, quando se elege o meio coletivo como principal eixo de estrutura destas reformas.

A ideia chinesa é bem diferente, por exemplo, do que se construiu na Europa, e no Rio de Janeiro, na implantação de Veículos Leves sobre Trilhos usados em requalificações urbanas, cujo o meio de transporte foi pensado para ter harmonia com o ambiente urbano.

Pensando pela lógica do projeto Chinês, seria esta mais uma tentativa de se tornar infinto, um espaço finito dos deslocamentos?

vlt-rio-
VLT em implantação no Rio de Janeiro. Projeto faz parte de um requalificação urbana

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios